sábado, 11 de agosto de 2012

Luan Santana completa 5 anos de carreira profissional




Luan Rafael Domingos Santana nasceu no dia 13 de março de 1991 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Aos 3 anos de idade, Luan ganhou um violão de presente de seu pai, pois ele apesar da pouca idade, já cantava e interpretava clássicos da música sertaneja sem errar a letra. Luan cantava sempre em reuniões de família e festivais da escola. O cantor chegou a formar uma dupla com Luciano Ferraz, mas resolveu seguir carreira solo.

Há exatos 5 anos atrás, Luan Santana subiu pela primeira vez profissionalmente em um palco na cidade de Bela Vista, interior do Mato Grosso do Sul. 
O primeiro sucesso do cantor foi a música Falando Sério que estourou nas rádios da região e  o tornou conhecido através do youtube. Na época, Luan era chamado de ''Gurizinho'', pois a música era muito pedida nas rádios mas as pessoas não sabiam quem cantava e então o apelidaram de Gurizinho. 

Primeiro Show
Na época, Luan nunca havia gravado sequer uma música em estúdio, mas foi contratado para o show em Bela Vista/MS devido ao sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música "Falando Sério".

O radialista Douglas Rosa Gomes, 43 anos (Mini Box) que apresenta o Programa Falando Sério na Fronteira FM 92,5 contou ao jornalista Lile Corrêa sobre os bastidores do primeiro show profissional do cantor Luan Santana, "o Gurizinho de Jaraguari" que aconteceu no dia 11 de agosto de 2007 no Grêmio Pedro Rufino em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Na época o evento contou com a participação de 1200 pessoas e foi organizado pelo radialista Douglas Gomes com a participação do Dj Flavinho Lopes da Cidade FM 106,3.
"Ele já tinha esse carisma que encanta os fãs", mencionou Douglas mostrando o ingresso da festa que carrega em sua carteira.
Há quatro anos Douglas começou o programa "Falando Sério" homenageando o cantor Luan Santana, a música com o mesmo nome, foi o primeiro sucesso da carreira do "gurizinho".

Abaixo está a foto de como era o ingresso do primeiro show de Luan:



Resumo sobre a carreira de Luan Santana à partir de 2008
Em 2008, o cantor começa a ter sua agenda de shows lotada e é chamado para cantar pela primeira vez na Festa de Peão de Barretos, na qual cantou pela primeira vez para um público de 35 mil pessoas. 

Em janeiro de 2009, Luan lança seu primeiro álbum ao vivo e fica conhecido em todo o Brasil com as músicas Meteoro e Tô de Cara, o que consequentemente o tornou um dos artistas mais executados nas rádios do país. Em meados de março, o cantor se muda com sua família de Campo Grande/MS para Londrina no Paraná. No dia 25 de agosto, foi gravado seu segundo CD ao vivo juntamente com seu primeiro DVD no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande/MS, cidade natal do cantor, que reuniu mais de 85 mil pessoas; no dia 27 do mesmo mês, Luan canta novamente em Barretos, desta vez para um público de 50 mil pessoas. Em novembro do mesmo ano, Luan é contratado pela som livre e lança seu segundo álbum ao vivo e seu primeiro DVD ''Luan Santana - Ao Vivo''.

Em janeiro de 2010, Luan participa da novela Malhação ID onde interpretou ele mesmo. Em maio, Luan é eleito embaixador da Festa de Peão de Barretos e em agosto canta pela terceira vez na maior festa de peão da América Latina, cantando novamente para mais de 50 mil pessoas. Em setembro é indicado ao Grammy Latino 2010 na categoria "Melhor Álbum de Música Sertaneja". Em 11 de dezembro, Luan grava no HSBC Arena seu terceiro álbum ao vivo e segundo DVD, intitulado ''Luan Santana - Ao vivo no Rio'', que contou com a participação de Ivete Sangalo, Zezé di Camargo e Luciano e da espanhola naturalizada mexicana Belinda, para o DVD foram investidos 4 milhões de reais, a produção contou com 800 profissionais, 25 carretas para transportar equipamentos e uma megaprodução com direito á ilusionismo e uma catapulta que Michael Jackson desenvolveu e usou em vários de seus shows.


Em janeiro de 2011, Luan é eleito pela Revista Billboard o 26º artista mais influente do mundo. Em março, o cantor participa do Carnaval de Salvador pela primeira vez no trio de Ivete Sangalo e no mesmo mês viaja para a Argentina para gravar o comercial de Asepxia, que foi exibido no Brasil e em diversos países da América Latina. Ainda em março, o cantor participa da novela Morde Assopra, na qual interpreta mais uma vez ele mesmo. No dia 03 de setembro, Luan Santana faz pela primeira vez um show fora do país, se apresentando no Brazilian Day, em New York (EUA), para um público de mais de 1 milhão de pessoas. No mesmo ano, Luan apadrinha nova dupla sertaneja ''Conrado e Aleksandro''.

Em fevereiro de 2012, Luan desfila no Carnaval do Rio de Janeiro pela escola de samba Grande Rio. Em abril, Luan recebe o título de Cidadão Honorário de Londrina e no dia 26 do mesmo mês lança seu segundo álbum em estúdio intitulado de ''Quando chega a Noite'', cujo o álbum foi produzido pelo próprio cantor e por Fernando Zorzanello que já é o mais vendido do país. Em julho, é eleito o 42º maior brasileiro de todos os tempos e no final do mesmo mês lança seu primeiro videoclipe que é destaque em matérias de sites de outros países e que já possui mais de 6 milhões de visualizações no youtube em pouco mais de uma semana após o lançamento.

Alguns números de Luan Santana
- Recorde com o clipe Te Vivo, sendo o clipe brasileiro mais visto na história do youtube em apenas 24 horas
- Dois Discos de Platina pela ABPD, pelos álbuns Luan Santana - Ao Vivo de formato CD e em DVD
Maior vendedor de discos no ano de 2010 
- Mais de 1 milhão de curtidas em sua página no Facebook
- Cantor sertanejo com maior número de seguidores no twitter - mais de 4 milhões 
- Fortuna de aproximadamente 50 milhões de reais
- Suas músicas estão sempre entre as mais tocadas nas rádios
- Por onde passa é recorde de público
- Possuí um dos cachês mais caros do país
- Recorde de público no Brazilian Day em 2011, em New York
- Quase 2 milhões de reais doados
- Média de público mensal nos shows de mais de 2 milhões de pessoas

Músicas em novelas: Meteoro em Malhação ID (2010), Adrenalina em Araguaia (2010), Amar não é Pecado em Morde e Assopra (2011), Você de mim não Sai em Avenida Brasil (2012) e Te vivo em Cheias de Charme (2012).

Prêmios
Melhores do Ano 2009 - Revelação Musical 
Melhores do Ano 2010 - Música do Ano e Melhor Cantor
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2010 - Revelação Musical 
Meus Prêmios Nick 2010 - Cantor do Ano e Música do Ano com Meteoro
Prêmio Música Digital 2010 - Música do Ano e Música mais Vendida, ambos com Meteoro
Teen Awards Brasil 2010 - Cantor do Ano, Álbum do Ano e DVD do Ano
Prêmio Vagalume 2010 - Site, Rede Social e Blog
Melhores do Ano 2011 -  Melhor Música com Meteoro e Melhor Cantor
Troféu Imprensa - Troféu Imprensa - Revelação 2010 
Troféu Internet  - Revelação 2010 e Melhor Cantor
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011 - Melhor Show
Prêmio Licensing Brasil Meeting 2011 - Premiado na categoria ‘Celebridade’ como um dos maiores vendedores de produtos licenciados do país
Prêmio Jovem Brasileiro 2011 - Melhor Cantor Jovem
Prêmio Vagalume 2011 - Sites Oficiais, Rede Sociais e Fã Sites 
Melhores do Ano 2012 - Melhor Cantor

Álbuns: 
2007 - Luan Santana - O Gurizinho 
2008 - Tô de Cara 
2009 - Luan Santana - Ao Vivo
2011 - Luan Santana - Ao Vivo no Rio
2012 - Quando Chega a Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário